data-filename="retriever" style="width: 100%;">
style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Renan Mattos (Diário)
O quinto dia útil do mês tá aí, e a movimentação para pagar contas foi aumentando no decorrer desta segunda-feira. A reportagem circulou pela região central da cidade entre 15h e 16h30, encontrando grandes filas em lotéricas, bancos e pontos de correspondentes bancários. Usuários do transporte público reclamaram dos horários restritos dos ônibus.
Saiba como solicitar o seguro-desemprego durante a quarentena
Transporte urbano da Rede SIM/ATU
- Horários de funcionamento: das 6h às 9h, das 11h às 14h e das 17h às 21h
- Quem pode usar: somente quem trabalha com serviços essenciais, portando identificação física ou virtual, e idosos com Cartão SUS
- Mais informações: somente pelo telefone (55) 3027-9001, pelo site www.simsm.com.br ou pelo aplicativo URMOB
data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Renan Mattos (Diário)
Ônibus
A equipe de reportagem foi abordada por duas usuárias do transporte público. Uma delas relatou que não conseguiu pagar todas as contas ontem e que hoje teria que retornar ao centro da cidade. Ela ressalta que para uma idosa, esse deslocamento é difícil. A outra senhora que estava acompanhada de uma menina de 6 anos estava desde as 15h esperando o seu ônibus. Elas não quiseram se identificar, mas reclamaram da restrição de horários.
Comércio: o que pode funcionar por tele-entrega ou take away
O diretor da Associação dos Transportadores Urbanos de Passageiros de Santa Maria (ATU) diz que as medidas de distanciamento seguem valendo para os próximos dias.
- A próxima semana promete ser a mais problemática. Penso ser prudente manter esse cuidado. Se aumentar a oferta de transporte, aumenta o risco para todos, inclusive para os motoristas e cobradores - explica Gabardo.
data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Renan Mattos (Diário)
Óticas e serviços de chaveiro estavam em pleno funcionamento. Segundo o presidente do Sindilojas, Ademir José da Costa, ambos são serviços considerados essenciais, por isso tem permissão para funcionamento.
Alguns ambulantes foram vistos comercializando meias e caixas de doces no calçadão, mas a fiscalização realizou abordagem para conscientização deles, que logo encerraram as vendas.
No geral, a equipe observou que as pessoas estão respeitando o distanciamento seguro aconselhado pelos órgãos de saúde e, além disso, grande parte da população está aderindo ao uso de máscaras, como foi sugerido pelo Ministério da Saúde.