movimentação

Veja como foi o movimento de segunda-feira em Santa Maria

Natália Müller Poll

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Renan Mattos (Diário)

O quinto dia útil do mês tá aí, e a movimentação para pagar contas foi aumentando no decorrer desta segunda-feira. A reportagem circulou pela região central da cidade entre 15h e 16h30, encontrando grandes filas em lotéricas, bancos e pontos de correspondentes bancários. Usuários do transporte público reclamaram dos horários restritos dos ônibus.

Saiba como solicitar o seguro-desemprego durante a quarentena

Transporte urbano da Rede SIM/ATU

  • Horários de funcionamento: das 6h às 9h, das 11h às 14h e das 17h às 21h
  • Quem pode usar: somente quem trabalha com serviços essenciais, portando identificação física ou virtual, e idosos com Cartão SUS
  • Mais informações: somente pelo telefone (55) 3027-9001, pelo site www.simsm.com.br ou pelo aplicativo URMOB 

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Renan Mattos (Diário)

Ônibus  
A equipe de reportagem foi abordada por duas usuárias do transporte público. Uma delas relatou que não conseguiu pagar todas as contas ontem e que hoje teria que retornar ao centro da cidade. Ela ressalta que para uma idosa, esse deslocamento é difícil. A outra senhora que estava acompanhada de uma menina de 6 anos estava desde as 15h esperando o seu ônibus. Elas não quiseram se identificar, mas reclamaram da restrição de horários.  

Comércio: o que pode funcionar por tele-entrega ou take away

O diretor da Associação dos Transportadores Urbanos de Passageiros de Santa Maria (ATU) diz que as medidas de distanciamento seguem valendo para os próximos dias.
- A próxima semana promete ser a mais problemática. Penso ser prudente manter esse cuidado. Se aumentar a oferta de transporte, aumenta o risco para todos, inclusive para os motoristas e cobradores - explica Gabardo. 

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Foto: Renan Mattos (Diário)

Óticas e serviços de chaveiro estavam em pleno funcionamento. Segundo o presidente do Sindilojas, Ademir José da Costa, ambos são serviços considerados essenciais, por isso tem permissão para funcionamento.

Alguns ambulantes foram vistos comercializando meias e caixas de doces no calçadão, mas a fiscalização realizou abordagem para conscientização deles, que logo encerraram as vendas.

No geral, a equipe observou que as pessoas estão respeitando o distanciamento seguro aconselhado pelos órgãos de saúde e, além disso, grande parte da população está aderindo ao uso de máscaras, como foi sugerido pelo Ministério da Saúde.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

MEC autoriza a antecipação da formatura de cursos da área de saúde Anterior

MEC autoriza a antecipação da formatura de cursos da área de saúde

Sem celebrações, fiéis colocam ramos nas portas das residências Próximo

Sem celebrações, fiéis colocam ramos nas portas das residências

Geral